Seguro Viagem: porque não dá pra ficar sem
Picture of Quésia Nascimento
Quésia Nascimento

Seguro Viagem: Porque NÃO dá para FICAR SEM?

Assim que eu voltei do meu mochilão em 2016, contratei logo um seguro saúde aqui no Brasil, porque a gente nunca sabe né.

Até aí tudo bem, depois eu descobri que poderia ser “dependente” do benefício médico do Guilherme e resolvi deixar de pagar os 500,00 mensais no meu plano (como é caro né?!)

Mas nessa transição toda eu fiquei um mês sem plano médico, tempo suficiente para me dar uma crise renal, que nunca tinha tido na vidaaaaaaa, acredita?

Corri para o hospital e saí de lá 2.000 reais mais pobre!

Gente, até hoje não dá para acreditar que eu PAGUEI TUDO ISSO por exames e alguns medicamentos para tirar a dor.

E sabe o que eu pensei depois do ocorrido?

Que poderia ter sido pior, que poderia ter sido EM LIBRAS (moeda inglesa), já pensou?!

E foi nesse dia que passei a valorizar ainda mais um SEGURO VIAGEM. E é por isso que ele é meu 5o Mandamento dentro de uma organização de viagem.

Imagina no meio da sua viagem acontecer algum INCIDENTE ou o seu corpo querer “reclamar” ficando DOENTE e você ter que gastar rios de dinheiro em consultas médicas, remédio e, em casos mais graves, transporte de ambulância e internação?

A saúde pública aqui no Brasil é melhor que em muitos países por aí e tem alguns países como os Estados Unidos que nem “serviço gratuito (SUS)” tem disponível, principalmente para turistas.

O seguro garante o pagamento de uma indenização, reembolso ou prestação de serviço ao próprio segurado ou aos seus beneficiários, na ocorrência de um dos eventos cobertos pelas garantias contratadas, durante viagem internacional.

Além de cobrir outros tipos de serviços, como extravio de bagagem, assistência jurídica, remarcação de passagem e até repatriação do corpo em caso de morte.

E não indico a contratação só por segurança não, mas por que também é obrigatório em diversos países como a Europa, onde se faz necessário o cumprimento das regras do Tratado de Schengen.

O QUE É TRATADO DE SCHENGEN?

É uma convenção entre países europeus sobre uma política de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países signatários.

Países membros:

No total são 27 países, incluindo-se todos os integrantes da União Europeia e três países que não são membros da UE (Islândia, Noruega e Suíça).

Pontos relevantes (turismo):

  • Não há necessidade de requerer visto de entrada ou de trânsito, se o motivo da viagem for TURISMO, NEGÓCIOS ou TRATAMENTO MÉDICO;

  • Obrigatoriedade de contratação de um Seguro Viagem Internacional com o valor mínimo de € 30.000 (Trinta mil Euros), para garantir assistência médica por doença ou acidente;

  • Se o viajante pretende ficar um mês em algum país Europeu que assinou o Tratado, no momento do embarque o passaporte deve ter validade de quatro meses, ou seja, um mês de permanência mais três de validade.

Vamos falar então sobre como pesquisar e contratar um seguro?

PESQUISANDO

Calma, essa parte é mais simples do que imagina.

Eu utilizo a Seguros Promo (saiba mais aqui) como buscadores e comparador de seguros. A plataforma é bem legal e fácil de usar.

No site do Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada de maneira rápida e fácil os preços de diferentes de seguros ofertados, analisando qual possui o melhor custo benefício para a sua viagem.

CONTRATANDO

É nessa etapa que você precisa se atentar ao tipo de cobertura, se está incluso tudo o que você precisa mesmo.

Prefira escolher seguradoras mais conhecidas para garantir que não haverá problema. Procure também por relatos sobre cada uma (clique aqui).

Na hora de escolher o plano de seguro viagem, tenha em mente o roteiro que você pretende realizar e as atividades que pretende fazer em seu destino. Viagem com as crianças, prática de esportes, intercâmbio, viagem de negócio, férias com a família. Cada viagem requer um tipo de seguro.

Há também a possibilidade de usar o seguro disponibilizado pelo:

CARTÃO DE CRÉDITO

Geralmente os melhores serviços de seguro viagem estão destinados aos cartões Platinum e Black.

O cliente deve adquirir passagens aéreas ou em caso de utilização de milhas, pagar as taxas de embarque através do cartão de crédito para ter direito aos benefícios. 

Os Prós: 

  • Os cartões de credito oferecem o seguro viagem a seus associados completamente de graça;
  • O seguro é válido para vários países inclusive para a Europa (nos países que fazem parte do Tratado de Schengen) que é obrigatório!

Os Contras:

  • Somente os melhores cartões de credito (Platinum/Black) oferecem o seguro viagem completo;
  • Ainda que o seguro oferecido pelas empresas de cartões de crédito tenha a vantagem de ser embutido na compra das passagens, sem cobrança adicional, dependendo do cartão a cobertura pode ter valor baixo ou ser insuficiente, e em alguns casos os cartões oferecem somente seguro para acidentes pessoais, sem cobrir as despesas médicas, que é essencial e obrigatório em vários países;
  • Esse tipo de seguro não serve para viagens mais longas, pois o limite de cobertura é de no máximo 60 dias consecutivos.

DICAS IMPORTANTES:

  1. O seguro de viagem é como se fosse um plano de saúde temporário e só é válido para os dias contratados, ou seja, tem uma data para iniciar e para acabar conforme contrato;

  2. Analise com calma todas as coberturas oferecidas pelo seguro escolhido. Se você pretende fazer uma viagem para praticar esportes e desfrutar de novas experiências como safaris, surf ou correr maratonas pelo mundo, fique de olho na cobertura que o seguro viagem oferece para eventos desse tipo;

  3. Salve e imprima a apólice do seu seguro e mantenha sempre com você, principalmente quando for passar pela imigração do país de destino;

  4. Tenha o número de todos os telefones de atendimento em algum lugar de fácil e rápido acesso para possíveis casos de emergência.

Bom, essas são as dicas e se você ainda não leu os outros mandamentos da minha pré viagem, dá uma olhadinha. Tenho certeza que te ajudarão em algum momento na sua organização.

  1. Documentação Prévia – ok
  2. Pesquisa Local Básica – ok
  3. Roteiro – ok
  4. Hospedagem – ok
  5. Seguro Viagem – ok
  6. Bagagem
  7. Dinheiro
  8. Comunicação
  9. Aplicativos Fundamentais
  10. Armazenamento de Fotos

E se tiver alguma dica, joga aqui nos comentários.

Sua opinião faz toda a diferença no meu trabalho.

Grande abraço e até a próxima!

 

LEIA TAMBÉM:

Que tipo de HOSPEDAGEM (não) escolher!
3 passos para construir um ROTEIRO de viagem de SUCESSO!
10 Mandamentos de COMO ORGANIZAR uma Viagem

Receba conteúdo exclusivo no seu e-mail

Compartilhe!