Uma das tarefas mais difíceis que temos ao longo da nossa trajetória aqui na terra é definirmos quem nós somos. Essa é uma tarefa complexa porque assim nós somos. Temos uma infinidade de gostos, desejos, comportamentos. E o principal: estamos mudando o tempo inteiro! Por isso é tão difícil encontrarmos uma definição exata de quem somos. E quando chega a hora de construir um elevator pitch, então!
Mas, apesar de complexo, entender quem somos e saber apresentar isso ao mundo é parte fundamental do nosso processo de autoconhecimento, evolução e relacionamento com o outro. E quando o assunto é o seu projeto, aqui o projeto de viajante empreendedora, responder à pergunta “quem é você, afinal?” fará toda a diferença para o desenvolvimento das suas ações.
Por que é importante definir quem você é?
A Internet está aí repleta de pessoas produzindo conteúdo sem parar. No nicho de viagens, por exemplo, é possível encontrar uma infinidade de perfis sobre o tema nas redes sociais. Por isso, para que você consiga atrair sua persona ou um potencial investidor é necessário que eles saibam quem você é desde o primeiro contato.
Para se identificar, as pessoas que chegam até você, ao seu perfil, ao seu conteúdo, precisam saber o que você faz, para quem você faz, por que e como. Mas além disso, é preciso saber resumir tudo isso de maneira objetiva e breve. Em se tratando de investidores esse ponto se torna ainda mais importante. Você já ouviu falar em elevator pitch?
Elevator pitch: o que é
Começando pela tradução, elevator pitch é um termo em inglês que significa ‘discurso de elevador’. Pitch já é uma prática bastante conhecida principalmente no universo dos negócios e pode ser entendida como uma apresentação.
Ou seja, um pitch é uma apresentação do seu projeto, produto ou serviço para pessoas interessadas em investir no seu negócio, por exemplo. Ele acontece principalmente em eventos de determinadas áreas ou em rodadas de negócio para investimentos, pois tem o objetivo de vender uma ideia. É uma apresentação de curta duração, com tempo variado, mas que não costuma ultrapassar os 30 minutos. Às vezes pode durar até segundos!
Por sua vez, complementando a ideia do pitch, surgiu o elevator pitch. Resumindo: é como se você tivesse o tempo do térreo ao 10 andar em um elevador para apresentar o seu produto, projeto ou serviço, ou seja, quem você é. É muito parecido com o pitch, mas muito mais resumido, pois o tempo é mais curto, durando geralmente no máximo 1 minuto.
Além do elevator pitch existem ainda o One-sentence pitch (resumindo seu projeto em uma sentença) e o Pitch deck (apresentação com slides). Mas independente do tipo, o ponto crucial é que você deve ser capaz de entender quem você é e saber transmitir isso de forma clara e rápida. Mas como?
Como fazer
Assim, além de investir tempo para entender quem você é, é preciso estruturar essa informação. Vou te dar umas dicas para que você consiga desenvolver um elevator pitch que gere interesse e empatia.
Mas primeiro vou te mostrar um dos que eu utilizo:
“Eu ajudo mulheres viajantes a comunicarem sua verdadeira essência por meio dos seus projetos de viagem, de forma que construam um negócio sustentável e de longo prazo, sem que elas tenham que perder tempo e dinheiro nesse processo!”
Entendeu como é? É preciso estruturar para que tudo que você precisa passar esteja presente no seu elevator pitch. Mas eu sei que isso pode ser difícil. Por isso, uma dica é seguir a seguinte estrutura:
Eu ajudo (quem?)…
A conseguir (o que?)…
Por meio (do que?)…
De forma que eles (transformação)…
Sem que eles tenham que (dor)…
Respondendo essas perguntas básicas você consegue chegar a um bom resumo do seu projeto, de modo que cause um impacto positivo em quem tiver acesso a ele.
E você já sabe, precisando de ajuda CLIQUE AQUI e entre para o time das mentoradas alfas. Seja uma viajante empreendedora!