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Quésia Nascimento

Saiba como otimizar o papel do Instagram no seu negócio

O que eu acho do papel do instagram no seu negócio? Você já deve ter percebido que eu acho o Instagram uma ótima ferramenta para quem deseja tirar seus projetos do papel e viver do seu propósito. Apesar de não ser a única ferramenta que deve ser utilizada (é sempre bom lembrar que o Instagram não é nosso, é uma casa alugada, tá?), ela é uma plataforma que oferece um mundo de possibilidades. Basta saber como aproveitá-las da melhor forma possível! 

Isso porque, com a ascensão das redes sociais e o império massificado da internet, essas ferramentas são indispensáveis para a sua vida e, principalmente, para o seu negócio. Sabendo disso, vou te passar as principais informações sobre a plataforma para você saber entender melhor como otimizar o papel do Instagram no seu negócio. 

Papel do Instagram no seu negócio: a segunda rede social mais usada do mundo

Atualmente ter uma conta no Instagram é quase tão básico como ter uma carteira de identidade (doido isso, né?), afinal, a ferramenta ocupa o 2º lugar no ranking de redes sociais mais utilizadas no mundo, segundo a Social Media Trends de 2018. Nessa plataforma de mídias é possível viajar com o mundo em suas mãos. Nela a gente descobre novos lugares, paisagens incríveis e, também, acompanha a vida de pessoas queridas. 

Criado em 2010 o Instagram pode ser considerado uma criança em desenvolvimento, visto que somente esse ano irá completar 10 anos. Devido ao seu grande sucesso desde o início, o Facebook resolveu comprar a plataforma e, daí em diante, o crescimento estava garantido.

Conheça bem o papel do instagram no seu negócio.
Conheça bem o papel do instagram no seu negócio.

Quais são os principais objetivos da plataforma?

Como toda boa rede social, o Instagram não escapa das suas múltiplas funcionalidades. Nele você pode postar fotos, anunciar produtos, gravar vídeos, tirar fotos do seu pet, conversar com novas pessoas e, além disso, fazer fazer conferências ao vivo, as famosas lives. 

A partir de toda essa funcionalidade podemos dizer que os principais objetivos do Instagram são os de unir pessoas, divulgar informações e dar visibilidade a projetos/produtos. Mas principalmente: o Instagram é um meio de CONEXÃO. 

Os tipos de conta 

Como já falei aqui, o Instagram tem múltiplas funcionalidades. Mas já que você chegou a este tópico, vamos compartilhar mais informações (assim como se faz na plataforma, né?).

Abaixo separei os tipos de conta do Instagram e expliquei um pouco sobre cada um deles.

  • Conta pessoal: no surgimento da plataforma essa era a única opção para seus usuários. Como o nome já sugere, esse é um tipo de conta que serve para aqueles usuários sem grandes ambições comerciais ou de visibilidade, que querem apenas compartilhar um pouco da sua vida com os amigos. Por isso, esse tipo de conta apresenta apenas algumas funcionalidades mais básicas sem muitas informações sobre as estatísticas da conta, por exemplo. 
  • Criadores de conteúdo: devido à grande visibilidade da rede social, muitos digital influencers acabaram por migrar para a plataforma. Lá, fotos do cotidiano, propagandas de marcas patrocinadoras e dicas de beleza, por exemplo, podem ser postadas de acordo com o perfil do criador de conteúdo. Nesse tipo de conta é possível ter acesso a informações e funcionalidades que os outros tipos não têm. Algumas das funções são: controles flexíveis de perfil, mensagens simplificadas, ferramentas de crescimento, classificação de solicitações pendentes, dados sobre visualizações de stories e IGTV. 
  • Conta empresarial (Instagram for Business): surgindo em 2016 para revolucionar o mundo dos negócios online essa é uma conta exclusiva para quem quer investir ou empreender. Nela temos os mais variados perfis de empresas, sejam elas de vendas de bolo de pote ou de marcas famosas de smartphones.

Para os empreendedores: como funciona o Instagram for Business

Como já mostrei no tópico anterior, o Instagram for Business é uma das principais funcionalidades para quem quer investir e divulgar seus trabalhos.

Se você realmente ficou interessado e quer empreender na plataforma para obter sucesso em suas vendas, segue uma listinha amiga para te ajudar:

  • Instagram Insights: com essa ferramenta, que é uma verdadeira mão na roda, você pode ter um controle melhor sobre as suas ações, propagandas e detalhamento de alcance. Assim você vai saber quando o seu perfil estiver alcançando os resultados que você deseja.
  • CTAs: CTA significa chamada para ação. Com os CTAs você poderá redirecionar o seu público para algum conteúdo super relevante como, por exemplo, o site do seu negócio.
  • Instagram Shopping: essa ferramenta vai te ajudar na hora das vendas. Com ela, na sua linha do tempo, você poderá colocar tags de vendas e deixar acessível para o seguidor os valores dos seu serviços.

Apesar das facilidades, usar as redes sociais, principalmente o Instagram, para alavancar um projeto não é nada simples e rápido. Exige muita dedicação e esforço! Além de conhecer bem essas informações básica, interaja com o seu público, conquiste a confiança deles, anuncie, use hashtags à vontade e usufrua de todos as funcionalidades da plataforma. 

E se você quiser saber mais sobre como otimizar o papel do instagram no seu negócio e muito mais, CLIQUE AQUI e entre para o time das mentoradas e para o grupo de alfas. Seja uma viajante empreendedora!

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