Depois de descobrir o seu propósito atual, qual o seu público ideal, o que e como você pode ser útil e de ter passado por todas aquelas etapas para a construção do seu projeto é hora de colocá-lo no mundo. É hora de divulgar! Com o projeto consolidado é hora de expandir.
E apesar dos números não serem o objetivo principal, afinal a gente já aprendeu que o crescimento é consequência e não causa e que principalmente quando se está no mundo digital muitos dos números são apenas métricas de vaidades, quanto mais pessoas você puder ajudar melhor, não é mesmo?
Por isso, saber como divulgar o seu projeto, com as estratégias certas é fundamental para que ele se sustente por um longo período. Hoje não importa qual o seu tipo de produto, serviço ou projeto, não é mais contestável que ele deve ter uma presença on-line. Mas como o mundo digital é imenso, as opções de vitrines para apresentar o seu projeto ao mundo também são.
Para te ajudar separei aqui as principais delas e vou falar um pouco sobre os seus principais prós e contras para que você consiga fazer as melhores escolhas.
Principais vitrines on-line na hora de divulgar seu projeto
Blog, Instagram, LinkedIn, TikTok, YouTube, Pinterest, as opções são inúmeras na hora de divulgar seu projeto on-line. Mas não é porque todas elas existem que obrigatoriamente o seu projeto deve estar presente em todas elas. É preciso conhecer bem cada uma para analisar qual se encaixa melhor com o perfil e os objetivos do seu negócio. Vou te explicar um pouco sobre cada uma delas.
Blog
Confesso que essa é a minha vitrine preferida. Além de todas as funcionalidade que ele oferece para a divulgação do seu projeto, diferente das redes sociais, ele é uma casa sua. O Instagram, por exemplo, assim como as demais redes sociais, é uma casa alugada. Se essas plataformas deixam de existir, o seu projeto também some do mapa.
Além disso, o blog te ajuda a ser encontrado pelos mecanismos de busca, principalmente o Google e isso é o mais importante. Tendo um blog você pode deixar todo o conteúdo do seu projeto seja em texto, em fotos ou em vídeos de maneira organizada e de fácil acesso.
Uma das desvantagens é que o blog demanda um pouco mais de dedicação e os resultados costumam aparecer apenas a longo prazo. É preciso pensar nos temas, escrever os artigos, publicar. Se você não é da área ou não está acostumado no começo pode ser um pouco difícil. Mas com o tempo você vai se familiarizando ou também há a possibilidade de terceirizar esse trabalho.
Lembrando que apesar da sua importância não é obrigatório ter um blog, mas um site é de fundamental importância. Ele vai fazer você ser encontrada, mas sem a necessidade de estar alimentando frequentemente com conteúdo. É preciso fazer esse investimento.
Essa é uma vitrine mais simples e que dá retorno mais rápido, principalmente por seu grande número de usuários diários. Em alguns minutos você cria um perfil e já pode começar a produzir conteúdo, aplicar estratégias para alcançar o seu público e pouco tempo depois começar a monetizar esse perfil.
Mas apesar do grande alcance e da facilidade, o Instagram não é uma mídia buscável, embora já existam algumas alternativas para diminuir esse problema e, como falei no tópico anterior, a casa não é sua, portanto não é uma vitrine segura para confiar todo o seu projeto.
Tem muita gente que não dá nada para essa rede, mas o fato é que ela vem ganhando cada vez mais destaque. A rede conta com milhões de usuários que estão diariamente produzindo conteúdo e buscando parceiros. Por isso, mesmo que você não consiga produzir conteúdo específico para a rede pelo menos deixe seu perfil bem organizado. É importante estar presente no LinkedIn.
TikTok
Essa é uma mídia recente e que está se destacando, principalmente entre os jovens. Nessa rede social o objetivo é produzir pequenos vídeos criativos para interagir com o público. Então, se a base principal do seu projeto é vídeo, é preciso estar nessa rede. O TikTok promete se popularizar ainda mais.
YouTube
Pesquisas já apontam que esse ano, 2020, 80% das buscas na internet serão em formato de vídeo, ou seja, no YouTube. Por isso, se você ainda acha que vídeo não é pra você, tem vergonha, comece agora mesmo a exercitar para produzir esse tipo de conteúdo. Comece treinando nos stories do Instagram, por exemplo. Lembre-se que é através da fala que a gente se comunica e se conecta.
Essa é uma mídia pouco explorada na hora de divulgar projetos, principalmente pelo nicho de viagens, por ser uma mídia bastante visual. Mas, além disso, o Pinterest é também uma ótima ferramenta para gerar tráfego para o blog porque é possível além da imagem direcionar o usuário para outro espaço.
Como já falei é preciso calma e não se desesperar para estar em todas as mídias de uma vez na hora de divulgar seu projeto. Organize seu conteúdo, entenda seus objetivos e escolha aquelas vitrines que melhor se adequam e invista. Depois, com tudo muito bem organizado e se consolidando em uma ou duas mídias você pode se organizar para estar em mais vitrines de uma vez. Se precisar de ajuda CLIQUE AQUI e entre para o time das mentoradas e saiba mais sobre o nosso grupo de alfas. Seja uma viajante empreendedora!