Hackear sua marca. Antes de explicar o que significa, é importante pontuar que o mundo do marketing, principalmente digital, tem invadido a internet e todos os dias nos deparamos com vários termos e nomenclaturas que às vezes nos deixam um pouco perdidos.
Se você segue perfis nas redes sociais sobre esse universo já deve ter ouvido falar nessa palavrinha e seus variantes: hack, hackear, hackeamento. E ela tem tudo a ver com outra palavra muito falada ultimamente, branding. Mas o que seriam esses termos? E por que eles são importantes para o seu projeto de viajante empreendedora? Vamos falar sobre isso!
O que é hackear?
Assim como diversos outros termos, principalmente nessa área, é possível encontrar vários significados para explicar o que é hackear. Mas de maneira simples, dentro do nosso objetivo aqui, podemos definir hackear como entender muito bem sobre algo, ou seja, ser especialista em determinado assunto.
E quando assunto é o seu projeto de viajante empreendedora, uma das etapas mais importantes é hackear sua marca. Ser especialista na sua marca, entender o que ela é, o que ela oferece ao mundo, o que ela pretende, fará você elaborar os objetivos certos e, principalmente, traçar caminhos efetivos para alcançá-los.
Para conseguir hackear sua marca, vou te deixar aqui algumas perguntas que irão te ajudar:
- Qual é o seu propósito pessoal?
- Pelo que você quer ser lembrada?
- Qual é a sua missão com o seu projeto?
- Você quer ser referência em que?
- Quais serão os temas abordados?
- O que você pode oferecer que pode resolver as dores das pessoas que você quer alcançar?
Responda com sinceridade cada uma dessas perguntas e descubra a base do seu negócio para saber como e qual será o posicionamento da sua marca. Feito isso é hora de pensar naquele outro termo que falamos lá no início: branding.
Você já sabe o que é branding?
Pode parecer algo muito técnico e complicado, mas o branding nada mais é que gestão de marca. Seja sua marca pessoal ou a marca do seu projeto ou negócio. O branding tem o objetivo de fortalecer uma marca e a mensagem que ela transmite, tornando-a mais conhecida e reconhecida no mercado, e, consequentemente, mais atraente para as personas.
Para isso, o branding trabalha profundamente com questões relacionadas a propósito, valores, posicionamento. Por isso, a relação direta com a etapa de hackear sua marca respondendo aquelas questão que deixam no tópico anterior. A partir desse trabalho de branding é possível criar um relacionamento mais próximo com o público e melhorar a imagem da marca, bem como seu posicionamento no mercado.
Como fazer uma boa gestão de marca
Para que uma marca tenha uma boa imagem no mercado e gere negócios lucrativos, é preciso se atentar para vários fatores. O primeiro passo é entender que uma marca não é aquele desenho, palavras, ou cores que a representa nas redes sociais ou nos espaços físicos. A marca tem valores, propósitos, identidade e diversas outras características que a compõe. Ou seja, para uma boa gestão de marca é preciso muito planejamento.
Esse planejamento deve ser detalhado e envolver ações como:
- Estruturar o conjunto de elementos que farão sua marca se conectar com o público e para isso é preciso entender bem qual é o propósito da marca, a promessa, os atributos e o posicionamento;
- Elaborar uma identidade forte, levando em consideração itens como identidade visual, cores, ícones, tipografia, slogan, tom de voz;
- Garantir o funcionamento da marca junto a todos os envolvidos.
Assim, entendendo bem a sua marca e fazendo uma boa gestão dela você conseguirá alcançar os objetivos do seu projeto, fazendo sua ideia se tornar sustentável e útil a longo prazo.
Apesar de simples, eu sei que nem sempre todo esse processo de hackear sua marca é algo fácil para todos. Por isso, se você quer ajuda e orientação nessas etapas CLIQUE AQUI e entre para o time das mentoradas e saiba mais sobre o nosso grupo de alfas. Seja uma viajante empreendedora!