Independente de qual seja a finalidade, a estruturação do conteúdo é essencial para manter a organização e não “perder o fio da meada”. Por isso separei aqui algumas dicas para te ajudar nesse momento crucial para o seu projeto. Vamos lá!
Antes de mais nada: marketing digital
Quando você pensa em montar um conteúdo para a web, uma das primeiras coisas que deve vir a sua cabeça é “marketing digital”. Mas, afinal, o que é isso?
O marketing digital envolve todo o processo de criação, publicação e promoção de um determinado conteúdo que foi especialmente pensado para o seu público. Para que isso seja possível, o resultado dessa produção deve ser um conteúdo relevante.
Os tipos de canais onde mais se utiliza o marketing digital são:
- Blog;
- E-mail;
- Redes sociais.
Faça pesquisas para montar um bom calendário editorial
Ao pensar em estruturar um conteúdo será necessário a criação de um calendário editorial. Por seu intermédio é possível fazer o planejamento do que vai ser produzido, estipulando prazos, datas e os locais onde eles serão postados.
Como dito no tópico anterior sobre “marketing digital”, é importante que um conteúdo de qualidade seja produzido para trazer mais visibilidade ao seu meio de divulgação, então, nada mais justo do que utilizar a estratégia da pesquisa para que isso seja possível.
Faça uma média dos conteúdos que seus seguidores mais acompanham, procure sobre os “assuntos do momento”, entenda quais os critérios que fazem um leitor escolher determinado tópico para ler. E o mais importante: pergunte para a sua audiência! Você pode usar as redes sociais ou o e-mail, por exemplo, para fazer essas perguntas.
Solução para os problemas: palavras-chave
As palavras-chave são termos formados por uma ou mais palavras com o intuito de assinalar os principais tópicos de algum texto. É através delas que o usuário pode encontrar com mais facilidade os resultados que procura. Ou seja, as palavras-chave ajudam os mecanismos de busca a encontrar o seu conteúdo e mostrá-lo para o usuário.
Importância das palavras-chave
Como o nome já sugere, as palavras-chave são aquelas que abrem as portas para um texto e identificam suas partes essenciais. Quando as encaixamos no quesito “negócios”, será o diferencial para que o seu conteúdo seja encontrado, lido e compartilhado com outras pessoas. Resumindo: palavras-chave significam reconhecimento.
A competição pelo reconhecimento na web é exorbitante e, por isso, jogar as palavras-chave no texto não vai adiantar de muita coisa, principalmente se você não souber usá-las. As “Keywords” precisam ser bem pensadas e fazer o diferencial para o público na hora de prosseguir com o conteúdo.
Sites para uma busca eficiente
Com o intuito de te ajudar a se sair bem no quesito “estruturação de conteúdo”, fiz uma listinha com os sites que irão facilitar a sua vida na hora da pesquisa de palavras-chave:
- Ubersuggest: oferece palavras-chave que não estão disponíveis no Google Keywork Planner, ou seja, amplia os seus horizontes.
- Google Ads: nele você poderá puxar palavras-chave diretamente da plataforma do Google, o site mais usado para pesquisas.
- Keywords Everywhere: como a maior parte das plataformas de busca de palavras-chave do Google costuma focar em sites patrocinados, esta é uma das melhores opções para se usar na hora da pesquisa. Essa extensão adiciona informações em tempo real.
Desafio dos 500 temas
Para te auxiliar na hora de um bom planejamento, vou te propor aqui o desafio dos 500 temas. Depois de entender a importância da pesquisa e das palavras-chave agora você tentará fazer uma relação de 500 temas que tenham relação com o seu nicho e com conteúdos que você conseguiu com as pesquisas que fez com o público. Isso permitirá que você desenvolva a criatividade e vá mais a fundo nos conteúdos do seu nicho, afinal são 500 temas!
Answer the public
No Answer the public você poderá encontrar uma ajuda mais do que necessária na hora de encarar o “desafio dos 500 temas”. Nele você poderá escolher uma palavra-chave, a língua em que ela será buscada e a região no mundo. Quando todos os campos estiverem preenchidos, uma ideia de conteúdo será sugerida.
Organização de palavras-chave
Como já falei, uma boa escolha de palavras-chave poderá atrair um maior público e fidelizá-los. Para que isso aconteça será necessário que uma organização seja feita. Sendo assim, você pode organizar suas palavras-chave:
- De acordo com os interesses da sua persona;
- Com palavras específicas para segmentos específicos;
- Selecionando palavras-chave gerais para atingir mais pessoas;
- Usando palavras-chave semelhantes para agrupar em um mesmo anúncio;
- Relacionando as palavras-chave com aplicativos conhecidos pelo público.
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