O seu projeto tem como objetivo entregar ao mundo o que você tem de melhor. Então, descobrir qual é o seu melhor e o que você deve e consegue entregar para ajudar outras é a base para a construção do seu projeto de viajante empreendedora.
Além de encontrar o seu público ideal, o seu nicho, como já falamos aqui, é preciso também ir a campo para entender melhor o que as pessoas precisam e esperam de você. Mas como fazer isso? Vou te dar algumas dicas!
1. Faça perguntas para sua base de contatos, viajante empreendora
Apenas a sua audiência pode lhe dizer exatamente o que ela precisa e espera ao entrar em contato com o seu projeto. Por isso, além de estudar bem para construir a sua persona, não tenha vergonha de fazer perguntas. Só assim você encontrará as respostas certas para o seu projeto.
2. Mas quais perguntas fazer?
Você pode fazer para a sua audiência as mesmas perguntas que você se fez para construir sua persona ou para descobrir seu nicho, por exemplo. Faça perguntas essenciais e relevantes, que sirvam de base para nortear o seu projeto e a sua produção.
3. Onde e de que formas perguntar? Vou te contar, viajante empreendedora!
Existem diversas maneiras que você pode utilizar para conhecer a opinião da sua base. Você pode perguntar para amigos, pessoalmente mesmo, ou pela internet. Outra opção é enviar e-mail com perguntas para a sua lista de contatos. Mas uma das maneiras mais fáceis e rápidas é usar suas redes sociais. Hoje, as principais delas, como o instagram, oferecem opções para fazer perguntas, enquetes, testes. E você pode utilizar todas elas. Use e abuse dos stickers do Instagram!
4. Dica de plataforma para pesquisa: Typeform
Formulários ainda são uma excelente maneira de obter informações. E uma das opções para criar formulários é o Typeform. Nele você consegue fazer perguntas de diversos tipos, sejam objetivas, subjetivas, de múltipla escolha.
Na versão gratuita é possível fazer até 10 perguntas, o que é um ótimo número e ainda é possível personalizar o layout do seu formulário. Depois de criado o formulário você tem acesso a um link e pode distribuí-lo por e-mail ou divulgar nas suas redes sociais.
Lembre-se de fazer perguntas mais fáceis de responder, que não exijam tanto esforço dos participantes. Assim você conseguirá ter um número maior de respondentes.
5. Medindo o resultado: etapa importante para o seu projeto de viajante empreendedora
Depois de coletar as informações é preciso organizar e analisar bem todas as respostas. Ao fazer essa análise tenha sempre em mente que você deve entregar aquilo que as pessoas precisam e não necessariamente o que elas querem. É preciso ficar atenta a isso e saber diferenciar.
As respostas nortearão as suas ações, mas não podem ser seguidas a risca porque podem não ter relação com a persona que você quer atingir. Por isso é preciso ser flexível e entender bem como filtrar essas informações.
Resumindo: Descubra o que as pessoas querem e dê o seu melhor para entregar o que elas precisam!
Dica extra, viajante empreendedora: Canva
Se você escolheu o Instagram para fazer sua pesquisa, uma dica é usar o Canva para fazer stories e posts visualmente mais atrativos. O Canva é uma plataforma super simples de usar, com inúmeras opções de layouts gratuitos, com fontes, imagens, molduras. É só soltar a imaginação e fazer posts super legais para atrair seu público e conseguir as respostas que você precisa.
Siga essas dicas e descubra o que de melhor você tem para oferecer e que pode ajudar a resolver a dor de determinado grupo de pessoas. E se quiser uma orientação mais específica, já sabe: CLIQUE AQUI e entre para o time das mentoradas e saiba mais sobre o nosso grupo de alfas.