Para ser viajante empreendedora, tão importante quanto o quê se fala e por que se fala é o para quem. Não adianta ter conteúdo para transmitir e um propósito se você não sabe para quem falar. Sem essa informação bem definida o seu conteúdo ficará disperso e o seu projeto não terá o alcance que deveria.
Por isso, uma das etapas iniciais mais importante na elaboração do seu projeto é descobrir o seu nicho. É ele que vai direcionar todas as suas ações e possibilitar com que você se comunica com quem realmente quer te ouvir. Vamos saber mais isso.
O que é um nicho, viajante empreendedora?
Muitos estudiosos definem nicho de mercado como uma parcela do grupo consumidor que é pouco atendida. Ou seja, uma oportunidade de negócio mais específica dentro de um amplo mercado. Os nichos ajudam a categorizar o público do seu negócio. E como por definição o nicho é uma parcela de consumidores ainda pouco exploradas, quanto mais você especificar o seu nicho será melhor para a sua diferenciação dentro do mercado.
Por exemplo, aqui o nicho é o de viagem. Mas como esse já está sendo um nicho bastante explorado é preciso ser um pouco mais específico e encontrar subnichos. No nosso caso um dos subnichos é “viagem de experiência”. O importante é ir cada vez mais fundo e deixar o projeto mais nichado possível. Assim fica mais fácil chamar a atenção, conquistar uma parcela dessa audiência e um espaço de destaque no mercado com menos esforço.
Importância do nicho para um projeto de viajante empreendedora
Como já falamos um pouco lá no artigo sobre elaboração de projetos (acesse aqui), ter um nicho bem definido ajudará você a direcionar sua comunicação para o público certo. Você atingirá pessoas que realmente estão interessadas no seu conteúdo, aumentando assim as chances de conversão.
Além disso, ter um nicho ajudar a:
- Elaborar um plano de marketing efetivo;
- Diminuir a concorrência;
- Precificar melhor;
- Fechar parcerias com mais facilidade.
Ter um nicho é garantir que seus esforços serão recompensados, pois atingirão o público certo. É preciso ser especialista em algo, ter foco em um tema, resolver uma dor específica da sua persona. Assim, sempre que surgir certa necessidade a sua marca será lembrada como uma referência naquele assunto, ou seja, naquele nicho.
Segmento x Nicho
É importante lembrar que nicho não é segmento. Há uma diferença. Veja:
Segmento: um segmento agrupa os consumidores com dores e desejos semelhantes.
Nicho: grupo de consumidores que não é bem atendido pelo mercado atual, ou seja, inexplorado.
Então, o nicho é uma pequena parcela de um segmento mais amplo.
Saiba como encontrar o seu nicho, viajante empreendedora
O elemento essencial para encontrar o seu nicho são as perguntas. Se fazer perguntas sobre você e sobre o mercado até conseguir identificar onde você conseguirá atuar com um serviço de qualidade.
Confira aqui algumas perguntas que você deverá fazer a você mesma (vá até o item “Escolhendo sua tribo”). Depois de descobrir mais sobre você e sobre com o que você quer trabalhar, avalie seus conhecimentos, observe a demanda e analise a concorrência. Mas calma, não se deixe levar pelo que a concorrência está fazendo e entrar em nicho que está na moda. Tenha um olhar crítico para os concorrentes para criar uma estratégia que te diferencie no mercado. E o mais importante: escolha o nicho que realmente tem relação com o seu propósito e que você é apaixonada.
Além disso, lembre-se que por mais cheio que esteja o nicho escolhido a sua personalidade ao atuar naquele nicho fará toda a diferença. Isso porque, mesmo que já existam muitas pessoas trabalhando naquele nicho, ninguém fará como você. Todos nós temos as nossas particularidades que são únicas e que farão toda a diferença.
Outro ponto importante é entender que o tamanho da sua audiência não significa necessariamente um bom retorno. Hoje, por exemplo, os microinfluenciadores conseguem ter retorno muito melhor e a principal causa é o fato deles falarem com um público super nichado e apurado. Portanto, não espere ter milhões de seguidores para iniciar seu projeto.
Vou deixar aqui dois conteúdos de referências na área para que você possa entender ainda mais sobre nicho e sua importância: Descubra o que é nicho de mercado e como definir o seu e O Que é Nicho de Mercado? Descubra o Significado e Como Definir o Seu.
Com um nicho definido e um projeto bem elaborado você já pode iniciar sua trajetória como viajante empreendedora rumo aos seus objetivos.
E se você quiser ajuda nessa investigação, bem como nas outras etapas, CLIQUE AQUI e entre para o time das mentorandas alfas. Seja uma viajante empreendedora!