fbpx
transição
Picture of Quésia Nascimento
Quésia Nascimento

Definindo sua identidade: como se diferenciar no mercado?

Definindo sua identidade: essa etapa é essencial. Muito se ouve falar em construção de identidade, em descobrir quem você realmente é para assim apresentar uma identidade ao mundo. É possível realizar extensas e filosóficas discussões sobre o que é ou não identidade. Mas de forma simplificada, identidade é o resultado daquele conjunto de características que se destacam na sua personalidade e que te tornam único no mundo.

A partir dessa identidade vamos reconhecendo nosso pares e construindo nosso grupos e relações sociais. Nossa identidade é uma forma de sermos encontrados no meio da multidão. Mas o que isso tem a ver com um projeto de viajante empreendedora? Tudo! Assim como você, o seu projeto também precisa ter uma identidade bem definida.

Definindo sua identidade: se conheça!
Definindo sua identidade: autoconhecimento é fundamental!

Definindo sua identidade: por que é importante?

Diferenciação. O processo de definir uma identidade, ou seja, de conhecer o conjunto de fatores que te caracterizam tem tudo a ver com o processo de diferenciação em um mercado que tantas vezes já parece tão saturado.

Em sua jornada na construção do seu projeto de viajante empreendedora certamente você já pensou: mas já tem tanta gente na internet fazendo isso, como vou me destacar? E a resposta está exatamente aqui, na construção de uma identidade forte. É sua identidade que irá fazer com que você tenha uma audiência, mesmo em uma área onde já exista muita gente produzindo conteúdo.

Portanto, saiba que o tempo que você investe definindo sua identidade é essencial para o desenvolvimento do seu projeto.

E como fazer?

Chegar até uma identidade é resultado de um conjunto de processos. Se você conhece bem a sua persona, o seu nicho, qual o seu propósito, a identidade já começa a surgir de maneira mais fácil e única.

Mas saindo um pouco das questões mais subjetivas que envolvem a construção de uma identidade, de forma mais prática é preciso pensar em alguns itens. Confira o passo a passo:

  • Nome da Marca: Sim, você é sua marca. É preciso entender isso e escolher um nome para sua marca que realmente te representa. Por isso, atualmente, invés de escolher um outro nome para o seu projeto, muitas pessoas tem preferido colocar o próprio nome. Isso além de definir bem a identidade do projeto também amplia a possibilidade de temas que podem ser trabalhados. Pense bem nisso.
  • Layout de escrita: Sim, até nisso é preciso pensar. Se você trabalha com vários temas dentro do seu projeto você pode escolher um tipo de letra para cada tema. Dessa forma você ajuda a sua audiência a se localizar e deixa o conteúdo mais organizado. Identidade visual é muito importante e tem que ter relação direta com a sua identidade e a do seu projeto.
  • Paleta de cores: As cores têm significado. Por isso é preciso que as cores presentes em sua identidade visual transmitam exatamente a mensagem que você deseja. Assim você conseguirá atrair as pessoas e vibrações que você quer para o seu projeto.
  • Imagem visual: Pense em todos os itens visuais do seu projeto. Você vai precisar de fotos, logo, cartão de visita? Esse itens também são importantes.
  • E-mail profissional: Ter um e-mail profissional passará mais credibilidade e profissionalismo ao seu projeto.

Todos esses itens, se pensados com cuidado e profissionalismo, farão com que você não seja apenas lembrada, mas seja também reconhecida.

Você já sabe, se quiser ajuda na construção dessa identidade, para descobrir seu caminho, bem como nas outras etapas que a gente vem tratando no blog, CLIQUE AQUI e entre para o time das mentoradas alfas. Seja uma viajante empreendedora e viva dos seu sonhos!

Receba conteúdo exclusivo no seu e-mail

Compartilhe!