O assunto de hoje foi um marco transformador na minha vida e no meu trabalho. Quando o entendi a importância da intenção nas nossas ações, tudo mudou. Se você ainda não está intencionando suas ações, o conteúdo de hoje é para você!
Seja no ambiente online ou offline é preciso ter uma intenção em tudo que a gente se propõe a fazer. Caso contrário a gente acaba se enrolando e não conseguindo alcançar os objetivos que a gente deseja.
Principalmente quando falamos em conteúdo para internet é preciso que haja uma organização e estruturação que permita que você esteja presente nas vitrines que você precisa estar. Por isso vou te dar algumas dicas de como fazer isso de forma mais simples.
Intencionando suas ações: plataformas de distribuição
Atualmente temos uma infinidade de plataformas para a distribuição do nosso conteúdo. Isso é maravilhoso, mas também pode ser um problemas se você não souber como agir. É possível que você acabe se desesperando para estar presente em todas as plataformas e não entregue o material da melhor forma possível.
Isso acontece porque geralmente as pessoas pensam em produzir vários conteúdo completamente diferentes para cada uma das plataformas e é aí que elas acabam se enrolando, se perdendo e até desistindo no meio do caminho.
A boa notícia é que você não precisa se desesperar e criar conteúdo raiz para cada uma delas. Vou explicar! Vamos falar primeiro sobre formatos. Hoje nós temos posts, stories, lives e IGTV no Instagram; blog; youtube; podcasts; e várias outras. É importante lembrar que aquele conteúdo mais denso a gente cria para mídias buscáveis, como os blogs e o YouTube, o Instagram e demais redes são apenas vitrines.
Nessas plataformas buscáveis você vai colocar um conteúdo que as pessoas estejam buscando, ou seja, quais soluções as pessoas precisam. Depois de criar esse conteúdo, é hora de partir para as vitrines.
Exemplo: No Instagram você faz um post com o tema do conteúdo que você já fez lá para o blog ou para o YouTube e fazer uma pergunta para a sua audiência. Isso vai gerar engajamento. Feito isso você parte para os stories e mostra alguns pílulas sobre o conteúdo, trazendo alguns bastidores e detalhes que você ainda não tenha falado. Em seguida é o momento de chamar as pessoas para conversar sobre o tema em uma live. Essa mesma live você salva e posta no IGTV ou no YouTube. Pronto, você já usou todas as funcionalidades do Instagram!
Extra: o áudio do youtube você pode transformar em um podcast!
Agora ficou mais fácil, não é?
Tipos de conteúdo
Eu sei que muita gente trava na hora de produzir se perguntando: mas que tipo de conteúdo eu posso criar? Existem inúmeras formas. Vou te dar algumas ideias:
- Série episódica: crie uma série de conteúdos sobre determinado tema, como se fosse uma novela, bem ritmado.
- Cotidiano: mostre como é a sua rotina ou a da sua empresa, as pessoas se interessam por isso.
- Enquete e quiz: pergunte para a sua audiência itens interessantes para o seu negócio.
- Conteúdo informativo: divulgue notícias e curiosidades do seu nicho.
- Atualidades: datas comemorativas que tenham relação com o seu nicho, por exemplo.
As possibilidade são inúmeras, mas fica aí algumas dicas!
Qual a frequência ideal?
Bom, o ideal mesmo é que vocês esteja presente diariamente em suas redes. Eu sei que pode ser um pouco difícil, mas constância é essencial. Isso porque, quando você não mantém uma frequência, os algoritmos acabam não apresentando o seu conteúdo e você vai perdendo alcance.
E a linha editorial?
Aqui é preciso pensar em que tipo de conteúdo que você vai produzir e expor nas suas mídias. Definir o que e como você vai apresentar esse conteúdo para a sua audiência é fundamental. É a partir dessa linha editorial que você vai orientar o seu conteúdo.
Intencionando suas ações: é hora de montar o calendário editorial
Após pensar nos fatores acima é hora de preparar o seu calendário editorial, sempre intencionando suas ações. Para manter a frequência de posts no feed, por exemplo, sem demandar que você precise produzir diariamente a dica é usar plataformas onde você pode deixar todos os posts já agendados. Assim você só vai precisar se dedicar apenas um ou dois dias para agendar todos os posts que você precisa na semana ou no mês.
Siga essas dicas e você estará muito mais próxima dos resultados que deseja. Para saber mais CLIQUE AQUI e entre para o time das mentoradas e para o nosso grupo de alfas. Seja uma viajante empreendedora!