Escolher a persona ideal é saber que toda ideia precisa se comunicar com alguém. Todos os projetos só existem porque há a necessidade de comunicar ou compartilhar algo com o outro. Já falamos sobre isso aqui quando apresentamos as etapas para a elaboração de um projeto e aqui quando falamos sobre nicho de mercado e sua importância. Mas agora vamos falar somente sobre ela, elemento indispensável para o sucesso de qualquer projeto, a persona.
O que é persona?
Quando você pensa em um projeto, logo vem à mente quem seria o seu cliente ideal. Aquele cliente que teria suas dores plenamente satisfeitas pelo que você tem a oferecer. Esse cliente ideal, é a persona: um personagem fictício que a personificação do seu cliente ideal. Por isso, para que o seu projeto seja bem sucedido criar uma persona é um dos passos estratégicos mais importantes.
Para conhecer e definir a sua persona é preciso ter acesso a informações sobre comportamento, características demográficas, além de, principalmente, conhecer profundamente os desejos, motivações, dores e angústias daquele personagem.
Para entender melhor é preciso fazer uma diferenciação entre persona e público-alvo. Vamos fazer isso com um exemplo:
Público-alvo: mulheres entre 25 e 60 anos que moram em São Paulo.
Persona: Júlia, recém-formada, gosta de viajar e quer se profissionalizar no mundo das viagens.
Deu pra entender? Público-alvo é algo mais amplo, que engloba um grupo com características semelhantes. Já a persona é algo mais específico, individual.
E qual a importância de escolher a persona?
Você certamente já deve ter ouvido a expressão: quem fala para todo mundo, não fala para ninguém. Ela serve para várias situações e explica muito bem a importância de escolher a persona. Quando você tem um alvo muito amplo, fica difícil produzir um conteúdo que realmente vá atender as necessidades daquele grupo.
Mas se você sabe quem é exatamente a pessoa que você quer atingir, fica mais fácil elaborar estratégias e conteúdos para alcançá-la. Além disso, escolher a persona traz benefícios como:
Estabelecer o tom e o estilo adequado para o seu conteúdo, ou seja, o tom e estilo que farão o seu conteúdo chegar até a sua persona;
Ajuda a desenvolver estratégias de marketing;
Contribui para definição dos tópicos sobre os quais você deve focar seja em seu conteúdo em texto, vídeo, ou qualquer outro formato;
Ajuda a entender onde as pessoas que você quer atingir buscam informações e como querem consumi-las.
Enfim, escolher a persona é o elemento que guiará todos os seus passos dentro do seu projeto.
Mas como criar essa persona?
Obviamente, para conhecer tantas informações é preciso fazer perguntas. Algumas das principais são:
- Quais as características físicas e psicológicas do seu cliente ideal?
- Qual o tipo de assunto que esse cliente se interessa?
- Quais as atividades ela costuma realizar?
- Qual o nível de instrução desse cliente?
- Quais os seus desafios e obstáculos, tanto na vida pessoal quanto na profissional?
- Que tipo de informações ele consome e por quais meios?
- Quais são seus objetivos e desejos?
- Quem influencia as decisões de compra desse cliente?
A partir das respostas a essas e outras perguntas você vai conseguir começar escolher a persona. Organize informações como idade; cargo; hábitos; frustrações; desafios; crenças; hobbies; estilo de vida; hábitos de compra; quais mídias preferem, entre outras, até chegar no personagem que mais se aproxime do cliente ideal para o seu projeto.
Existem ainda outros fatores que envolvem o processo de criação de uma persona. Mas com essas informações já é possível iniciar muito bem o seu processo em busca do seu cliente ideal.
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