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A importância do alvo certo.
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Quésia Nascimento

Saiba como escolher a persona para o seu projeto de Viajante Empreendedora

Escolher a persona ideal é saber que toda ideia precisa se comunicar com alguém. Todos os projetos só existem porque há a necessidade de comunicar ou compartilhar algo com o outro. Já falamos sobre isso aqui quando apresentamos as etapas para a elaboração de um projeto e aqui quando falamos sobre nicho de mercado e sua importância. Mas agora vamos falar somente sobre ela, elemento indispensável para o sucesso de qualquer projeto, a persona.

O que é persona?

Quando você pensa em um projeto, logo vem à mente quem seria o seu cliente ideal. Aquele cliente que teria suas dores plenamente satisfeitas pelo que você tem a oferecer. Esse cliente ideal, é a persona: um personagem fictício que a personificação do seu cliente ideal. Por isso, para que o seu projeto seja bem sucedido criar uma persona é um dos passos estratégicos mais importantes.

Para conhecer e definir a sua persona é preciso ter acesso a informações sobre comportamento, características demográficas, além de, principalmente, conhecer profundamente os desejos, motivações, dores e angústias daquele personagem.

Para entender melhor é preciso fazer uma diferenciação entre persona e público-alvo. Vamos fazer isso com um exemplo:

Público-alvo: mulheres entre 25 e 60 anos que moram em São Paulo.

Persona: Júlia, recém-formada, gosta de viajar e quer se profissionalizar no mundo das viagens.

Deu pra entender? Público-alvo é algo mais amplo, que engloba um grupo com características semelhantes. Já a persona é algo mais específico, individual.

E qual a importância de escolher a persona?

escolher a personaVocê certamente já deve ter ouvido a expressão: quem fala para todo mundo, não fala para ninguém. Ela serve para várias situações e explica muito bem a importância de escolher a persona. Quando você tem um alvo muito amplo, fica difícil produzir um conteúdo que realmente vá atender as necessidades daquele grupo.

Mas se você sabe quem é exatamente a pessoa que você quer atingir, fica mais fácil elaborar estratégias e conteúdos para alcançá-la. Além disso, escolher a persona traz benefícios como:

Estabelecer o tom e o estilo adequado para o seu conteúdo, ou seja, o tom e estilo que farão o seu conteúdo chegar até a sua persona;
Ajuda a desenvolver estratégias de marketing;
Contribui para definição dos tópicos sobre os quais você deve focar seja em seu conteúdo em texto, vídeo, ou qualquer outro formato;
Ajuda a entender onde as pessoas que você quer atingir buscam informações e como querem consumi-las.

Enfim, escolher a persona é o elemento que guiará todos os seus passos dentro do seu projeto.

Mas como criar essa persona?

Obviamente, para conhecer tantas informações é preciso fazer perguntas. Algumas das principais são:

  • Quais as características físicas e psicológicas do seu cliente ideal?
  • Qual o tipo de assunto que esse cliente se interessa?
  • Quais as atividades ela costuma realizar?
  • Qual o nível de instrução desse cliente?
  • Quais os seus desafios e obstáculos, tanto na vida pessoal quanto na profissional?
  • Que tipo de informações ele consome e por quais meios?
  • Quais são seus objetivos e desejos?
  • Quem influencia as decisões de compra desse cliente?

A partir das respostas a essas e outras perguntas você vai conseguir começar escolher a persona. Organize informações como idade; cargo; hábitos; frustrações; desafios; crenças; hobbies; estilo de vida; hábitos de compra; quais mídias preferem, entre outras, até chegar no personagem que mais se aproxime do cliente ideal para o seu projeto.

Existem ainda outros fatores que envolvem o processo de criação de uma persona. Mas com essas informações já é possível iniciar muito bem o seu processo em busca do seu cliente ideal.

E se você quiser ajuda nessa investigação, bem como nas outras etapas, CLIQUE AQUI e entre para o time das mentoradas alfas. Seja uma viajante empreendedora!

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