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Viajante empreendedora
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Quésia Nascimento

Viajante empreendedora, já descobriu o seu nicho?

Para ser viajante empreendedora, tão importante quanto o quê se fala e por que se fala é o para quem. Não adianta ter conteúdo para transmitir e um propósito se você não sabe para quem falar. Sem essa informação bem definida o seu conteúdo ficará disperso e o seu projeto não terá o alcance que deveria.

Por isso, uma das etapas iniciais mais importante na elaboração do seu projeto é descobrir o seu nicho. É ele que vai direcionar todas as suas ações e possibilitar com que você se comunica com quem realmente quer te ouvir. Vamos saber mais isso.

O que é um nicho, viajante empreendedora?

Muitos estudiosos definem nicho de mercado como uma parcela do grupo consumidor que é pouco atendida. Ou seja, uma oportunidade de negócio mais específica dentro de um amplo mercado. Os nichos ajudam a categorizar o público do seu negócio. E como por definição o nicho é uma parcela de consumidores ainda pouco exploradas, quanto mais você especificar o seu nicho será melhor para a sua diferenciação dentro do mercado.

Por exemplo, aqui o nicho é o de viagem. Mas como esse já está sendo um nicho bastante explorado é preciso ser um pouco mais específico e encontrar subnichos. No nosso caso um dos subnichos é “viagem de experiência”. O importante é ir cada vez mais fundo e deixar o projeto mais nichado possível. Assim fica mais fácil chamar a atenção, conquistar uma parcela dessa audiência e um espaço de destaque no mercado com menos esforço.

Importância do nicho para um projeto de viajante empreendedora

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Pesquise e descubra o seu nicho.

Como já falamos um pouco lá no artigo sobre elaboração de projetos (acesse aqui), ter um nicho bem definido ajudará você a direcionar sua comunicação para o público certo. Você atingirá pessoas que realmente estão interessadas no seu conteúdo, aumentando assim as chances de conversão.

Além disso, ter um nicho ajudar a:

  • Elaborar um plano de marketing efetivo;
  • Diminuir a concorrência;
  • Precificar melhor;
  • Fechar parcerias com mais facilidade.

Ter um nicho é garantir que seus esforços serão recompensados, pois atingirão o público certo. É preciso ser especialista em algo, ter foco em um tema, resolver uma dor específica da sua persona. Assim, sempre que surgir certa necessidade a sua marca será lembrada como uma referência naquele assunto, ou seja, naquele nicho.

Segmento x Nicho

É importante lembrar que nicho não é segmento. Há uma diferença. Veja:

Segmento: um segmento agrupa os consumidores com dores e desejos semelhantes.

Nicho: grupo de consumidores que não é bem atendido pelo mercado atual, ou seja, inexplorado.

Então, o nicho é uma pequena parcela de um segmento mais amplo.

Saiba como encontrar o seu nicho, viajante empreendedora

O elemento essencial para encontrar o seu nicho são as perguntas. Se fazer perguntas sobre você e sobre o mercado até conseguir identificar onde você conseguirá atuar com um serviço de qualidade.

Confira aqui algumas perguntas que você deverá fazer a você mesma (vá até o item “Escolhendo sua tribo”). Depois de descobrir mais sobre você e sobre com o que você quer trabalhar, avalie seus conhecimentos, observe a demanda e analise a concorrência. Mas calma, não se deixe levar pelo que a concorrência está fazendo e entrar em nicho que está na moda. Tenha um olhar crítico para os concorrentes para criar uma estratégia que te diferencie no mercado. E o mais importante: escolha o nicho que realmente tem relação com o seu propósito e que você é apaixonada.

Além disso, lembre-se que por mais cheio que esteja o nicho escolhido a sua personalidade ao atuar naquele nicho fará toda a diferença. Isso porque, mesmo que já existam muitas pessoas trabalhando naquele nicho, ninguém fará como você. Todos nós temos as nossas particularidades que são únicas e que farão toda a diferença.

Outro ponto importante é entender que o tamanho da sua audiência não significa necessariamente um bom retorno. Hoje, por exemplo, os microinfluenciadores conseguem ter retorno muito melhor e a principal causa é o fato deles falarem com um público super nichado e apurado. Portanto, não espere ter milhões de seguidores para iniciar seu projeto.

Vou deixar aqui dois conteúdos de referências na área para que você possa entender ainda mais sobre nicho e sua importância: Descubra o que é nicho de mercado e como definir o seu e O Que é Nicho de Mercado? Descubra o Significado e Como Definir o Seu.

Com um nicho definido e um projeto bem elaborado você já pode iniciar sua trajetória como viajante empreendedora rumo aos seus objetivos.

E se você quiser ajuda nessa investigação, bem como nas outras etapas, CLIQUE AQUI e entre para o time das mentorandas alfas. Seja uma viajante empreendedora!

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