Qualquer objetivo, seja na nossa vida pessoal ou profissional, requer organização. Se você deseja se tornar uma viajante empreendedora, o primeiro passo é organizar tudo em um projeto. É ele que te dará um norte para caminhar em direção às suas metas.
Mas elaborar um projeto não é algo que se inicia quando você define e coloca no papel sua missão, visão e valores. Esse é um processo que começa bem antes disso.
A partir da minha experiência dividi o processo de elaborar um projeto de negócio em 7 etapas. Vou te apresentá-las a partir de agora.
Viajante empreendedora: 7 etapas para elaborar um projeto
Se você fizer uma pesquisa rápida aí pelos mecanismos de buscas vai encontrar dicas bem objetivas de como elaborar um projeto. Elas são válidas, mas para ter um projeto consistente é preciso ir bem mais fundo e alcançar algumas camadas subjetivas.
Por isso, organizei esses 7 passos iniciais para você conseguir chegar a um projeto bem definido e que traga resultados. Vamos lá!
1. Olhando para fora
Ter um olhar crítico para o mercado, descobrir referências e observar como o seu nicho se comporta é essencial. Mas caso você não tenha um propósito forte, bem definido, ao olhar para fora você pode ficar um pouco perdida. Pode acabar querendo copiar suas referências e não enxergando-as como uma fonte de inspiração, como é recomendado. Por isso, muito cuidado ao voltar o seu olhar para fora do seu negócio.
Entendido isso, vou te propor aqui um exercício para que você consiga extrair o melhor dessa viagem para fora do seu negócio: pense que o mundo está acabando e você pode escolher 6 pessoas para se salvarem junto com você.
Liste essas 6 pessoas e explique porquê levaria cada uma delas. Quais as características que essas pessoas possuem que você admira? Lembrando que devem ser referências profissionais, ok?
Após fazer essa lista pense o oposto: quem você não levaria. Quais as caraterísticas que essas pessoas têm que você não quer por perto?
Ao fazer esse exercício você conseguirá distinguir alguns padrões e isso te ajudará a enxergar os elementos que você precisa melhorar e os atributos que você já é bom e que você pode destacar ao oferecer os seus serviços.
Depois desse exercício de espelhamento, ou seja, depois de conhecer o que você tem de bom e de ruim, agora é hora de construir suas referências. Defina 3 referências profissionais para realmente acompanhar e extrair bons insights e conteúdos.
Faça esse exercício e depois me conta os resultados. Lembre-se que o negócio é construído de dentro para fora, ok?
Vamos para o próximo passo.
2. Hackeando sua marca
Hackear significa entender muito bem sobre algo, ou seja, se tornar especialista em determinado tema. Para chegar a esse entendimento é preciso primeiramente se fazer algumas perguntas:
- Qual é o seu propósito pessoal?
- Quais os seus valores?
- Pelo o que você quer ser lembrada?
- Qual a sua missão com o seu projeto?
- Você quer ser referência em quê?
- Quais serão os temas abordados?
- Qual a solução que você pode oferecer para as dores do seu público?
Responder a essas perguntas com profundidade e honestidade fará com que você consiga extrair o que de melhor você tem a oferecer e qual o melhor caminho para trilhar.
3. Escolhendo sua tribo
Hoje a principal base de uma viajante empreendedora é online. No online as redes sociais são as principais ferramentas utilizadas. E essas redes têm um objetivo: construir uma comunidade, ou tribo.
Ao descobrir qual é o seu nicho fica mais fácil ser especialista em algo, pois você investirá seus esforços em um grupo específico e isso ajudará a expandir o seu alcance.
Mas para descobrir qual o seu nicho é preciso antes pensar sobre você e se fazer algumas perguntas:
- Sobre quais temas você mais gosta de conversar?
- Que tipo de livros você busca ler com frequência?
- Em quais rodas de conversa você costuma se destacar?
- O que existe de errado no mundo que precisa ser consertado?
- Como você consertaria esse problema?
- Como seria o mundo se seu plano desse certo?
Após ter essas respostas você deve ser capaz de se aprofundar e afunilar o funil para descobrir quais os seus subnichos. Assim você conseguirá mais facilmente ser referência e se destacar no seu nicho.
4. Quem você quer atrair, viajante empreendedora?
Se você definiu o seu nicho e notou que ele já está superlotado, o passo é conhecer profundamente quem você quer atrair. É o momento de definir a sua persona. Persona é aquela pessoa que nós queremos ajudar, que conhecemos todas as suas dúvidas, dores e desejos.
Seria o público-alvo, então? Não. Público-alvo é uma coisa e persona é outra. Público-alvo é uma parte do mercado. Já a persona é o cliente ideal.
Vamos a um exemplo: meu público-alvo são mulheres entre 25 e 60 anos que moram em São Paulo. Já a minha persona é a Júlia. Ela é recém-formada, gosta de viajar e quer se profissionalizar no mundo das viagens. Entendeu?
Então, esse é o momento de descobrir quem é a sua persona. É para ela que você trabalhará e o seu projeto tem que ter essa persona como base.
5. Descubra o seu melhor
Os passos anteriores foram focados em você como viajante empreendedora. Agora é hora de acessar a sua rede de contatos e fazer perguntas para descobrir o melhor que você tem e que pode oferecer. Você pode fazer essas perguntas nas suas próprias redes sociais.
Além disso, você pode também fazer um formulário com as perguntas essenciais para que as pessoas possam responder. Esses formulários podem ser feitos de forma super simples e gratuita até pelos serviços de e-mail, por exemplo.
Procure fazer perguntas simples, que exijam pouco esforço dos seus contatos, mas que te tragam as respostas que você precisa.
Sabendo o que as pessoas estão buscando e precisando fica bem mais fácil descobrir o seu melhor e as formas de oferecê-lo. A partir dessas respostas você pode redirecionar os seus conteúdos e, consequentemente, o seu projeto.
6. Definindo sua identidade
Qual o seu diferencial nesse mercado? Qual a sua identidade? Esses elementos são essenciais para que você possa construir uma identidade sólida e que atinja os seus objetivos. Por isso, ao definir sua identidade pense sobre coisas como:
Nome da marca: Lembre-se que você é a sua marca. Então pense se é realmente necessário criar um nome para o seu projeto ou se você pode usar o seu nome mesmo.
Layout de escrita: Tenha um tipo de letra que te identifique e que identifique os temas ou conteúdos do seu projeto.
Design e imagens: Escolha um design que tenha relação com a sua identidade e o seu público.
Paleta de cores: As cores tem energia. Por isso escolha cores que tenham uma intenção e um significado.
Imagem visual: Pense se você precisa de um logo ou pense qual a foto ou imagem que você pode escolher que melhor represente o seu projeto.
E-mail profissional: Ter um e-mail profissional te dá mais opções de trabalho que os e-mails pessoais e, obviamente, passa uma imagem mais séria e profissional do seu projeto.
7. Quem é você, afinal?
Eu sei que essa pergunta é difícil. Mas faça um esforço e chegue a uma resposta mais aproximada sobre quem é você, pois você é o seu negócio e o seu negócio é você. Procurar se fazer essa pergunta é essencial para ter um negócio duradouro e sustentável.
E se você quiser ajuda nessa investigação, bem como nas outras etapas, CLIQUE AQUI e entre para o time das mentorandas alfas e saiba mais sobre o nosso grupo de alfas. Seja uma viajante empreendedora!
LEIA TAMBÉM:
Inicie sua trajetória como viajante empreendedora, seja uma Alfa!
Mindset empreendedor: saiba como construir o seu e viva do seu sonho
3 dicas para tirar sua viagem do papel já!